Polícia Ambiental orienta a sociedade quanto ao uso de fogos de artifício

Imagem Ilustrativa: Radio 94 FM Lavras

Nas últimas semanas, o Grupamento de Meio Ambiente de Lavras têm recebido denúncias acerca do uso indiscriminado de fogos de artifícios. Nesse contexto, o que seria um momento de comemoração para alguns, refletem-se em desconforto para outros.

Além dos riscos de acidentes, que acontecem com relativa frequência, pessoas com maior sensibilidade sensorial sofrem muito com os estampidos, destacando-se aquelas com Transtorno do Espectro Autista e idosos. Barulhos exagerados podem ser suficientes para pânico em crianças autistas, e a educação apresenta-se como o caminho a ser seguido.

Noutro cenário, cães e gatos também sentem os reflexos de fogos de artifício. Segundo dados da Agência Brasil, “os cães têm a capacidade auditiva maior que a dos humanos e, para eles, barulhos acima de 60 decibéis (que equivale a uma conversa em tom alto) podem causar estresse físico e psicológico, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O ouvido canino é capaz de perceber uma frequência maior de sons, se comparado a humanos, e podem detectar sons quatro vezes mais distantes. Por esse motivo, a queima de fogos com barulho, em comemorações como o réveillon, torna-se um momento de desespero para os animais, silvestres e domésticos.”

Há registros, inclusive, de mortes de cães causadas por esse momento de dor. Destaca-se que, no município de Lavras está em vigor a Lei 4.496/2019, a qual proíbe o manuseio, queima, utilização e soltura de fogos de artifícios que causem estouros e estampidos, com previsão de multa pelo descumprimento.

Seja consciente! Evite o uso de fogos de artifício, e, se desejar, prefira o uso daqueles que produzem apenas efeitos visuais. Exerça sua cidadania preocupando-se com o próximo!

Fonte: Polícia Militar de Meio Ambiente: trabalhando para instruir, proteger e preservar!*

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!