

Parte da cauda teve que ser amputada. (Foto: PMMA)
Um tamanduá bandeira foi localizado pela Polícia Ambiental na tarde de domingo (09/08/2020), em Campo Belo (MG). De acordo com a Polícia do Meio Ambiente, os moradores do Sítio Passatempo, zona rural de Campo Belo/ MG recolheram o animal (Mymecophaga tridactyla), também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-cavalo e outros, que é um mamífero xenarto da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul, que encontrava-se ferido, com a cauda dilacerada, provavelmente vítima de atropelamento na BR-369, diante da situação o acondicionaram num barracão da propriedade até a presença da Polícia Militar do Meio Ambiente-PMMA.
Ainda segundo a polícia, na segunda-feira, no período vespertino, a PMMA recebeu a informação e compareceu na localidade, onde constatou a veracidade do fato. Os veterinários, Dr. Nassif e o Dr. Nelson da UNILAVRAS foram acionados e após avaliação, ficou agendada a cirurgia para a data de (11/08/2020), terça-feira.
A equipe médica e a PMMA compareceram ao local onde o tamanduá estava acautelado. Os veterinários Dr. Nassif e o Dr. Hiago e a aluna Julielen do curso de veterinária UNILAVRAS sob coordenação do Dr. Nelson, efetuaram os procedimentos cirúrgicos. Após a cirurgia na qual foi necessária a amputação de parte da cauda, o animal retornou para o barracão, ficando sob monitoramento, e decorrido dois dias pós-cirúrgico, o tamanduá será reintegrado ao habitat natural.
Nessa época de estiagem e de muitas queimadas, tais animais são afugentados pelo perigo, e tendem a buscar abrigos, passando inclusive por vias pavimentadas. Toda atenção e cuidado devem ser adotados pelos motoristas, estes que num caso de acidente, devem acionar os órgãos responsáveis para prestar o devido atendido.
Ao se depararem com animais de espécies nativas não se aproximem, eles mesmos com aparência de dóceis podem se sentirem ameaçados e se tornarem perigosos para todos. Afastem-se e acione a Polícia Militar do Meio Ambiente.
Denúncias de meio ambiente e crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (35) 3832-7322 ou pelo email: 2gpmmamb@gmail.com
Fonte e fotos: PMMA
Não se calem o crime não pode vencer!






Informe Publicitário
Com três endereços para melhor lhe atender!

