Plataforma criada por professor de Campo Belo mapeia casos de coronavírus

Ferramenta mostra casos suspeitos, óbitos e confirmações. Professor de Campo Belo (MG), que é criador do projeto, aponta que site poderá ajudar prefeituras no combate à Covid-19. A empresa responsável pelo projeto é a DBGEO

Uma ferramenta online mapeia os casos da Covid-19 em Campo Belo (MG) e cidades da região sul e oeste do estado. A plataforma foi criada por um professor campobelense para facilitar o acesso da população às informações de combate à pandemia na cidade que habita.
O educador conta que conheceu essa ferramenta quando ainda cursava geografia, na Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e que pareceu a forma mais simples de divulgar os dados. “A ideia surgiu da necessidade – como geógrafos advindos de universidade pública, de contribuir de alguma forma com o conhecimento que foi adquirido ao longo da formação profissional. E a cartografia social foi fundamental pra isso. O momento vivido carece de atitudes que vão diretamente para a sociedade e poderes públicos na tomada de decisão”, explicou o professor.
Ainda conforme disse o DCB, eles tem uma empresa voltada para esse tipo de projetos. “Sou sócio junto com meu parceiro de pesquisa e também professor de Geografia, Andre Luis Bellini, de Alfenas. O site funciona como um sistema de mapeamento. No sistema é possível ter informações de casos suspeitos, confirmados, óbitos e também a situação de combate da pandemia de cada município das regiões sul e oeste de minas”, citou.

O professor contou como iniciaram o projeto. “Começamos com uma plataforma mapeando os dados de casos confirmados, suspeitos e mortes na região Oeste e Sul de Minas. A partir daí com o aumento de casos em nosso município, pensamos em mapear os casos por bairros aqui em Campo Belo. Enviei uma solicitação ao prefeito, pedindo o acesso as informações dos casos por bairros e depois de um tempo a prefeitura aceitou essa parceria,” detalhou.

Diego ressaltou o maior desafio deste projeto. “Foi em criar um mapa de delimitação por área de abrangência das UBSs aqui de Campo Belo, visto que a prefeitura não tem um mapa em arquivo; Depois da criação desse mapa, apenas o abastecemos com esses boletins que recebidos diariamente”, contou Diego.

O autor do projeto lembrou que trata-se de um trabalho 100% social, sem custo nenhum aos cofres do município.

Na verdade, de acordo com ele, o aplicativo é atualizado apenas nos dias úteis. “Visto que a equipe responsável por fornecer esses dados, nos repassam apenas nesses dias”, acrescentou.

Plataforma criado por professor de Campo Belo (MG) mapeia casos de coronavírus no sul e oeste de MG — Foto: Reprodução/EPTV

Expectativa 

Os autores do projeto acreditam que a ferramenta tende a contribuir com a população na conscientização do isolamento social. “Esperamos dessa forma que a população possa compreender a importância do isolamento social e seguir as normas em vigência, como utilizar a máscara em via pública, respeitar as leis em decreto. Visto que a partir do momento que a população percebe que em seu bairro o vírus já chegou, ela pode ajudar no combate a proliferação do vírus. Esse mapa será divulgado todo domingo, para analisarmos como foi a semana da evolução ou não dos casos no município”, finalizou Diego.

Link: .http://arcg.is/1vnf1C

Professor Diego Alexandre Souza, criador da plataforma, diz que em breve ferramenta ajudará prefeituras — Foto: Reprodução/EPTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!