Candeias: Profissional de saúde revela situações de preconceito na pandemia da Covid-19

Relato do enfermeiro

Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus compõem o grupo mais exposto ao risco de contágio. Por conta disso, alguns deles relatam que têm sido alvo de preconceito, tanto de vizinhos quanto de profissionais de outros setores e até mesmo de desconhecidos temerosos de serem contaminados pela Covid-19, doença causada pelo novo vírus. O relato de um técnico em enfermagem que trabalha na UTI da Santa casa de Campo Belo (MG) trouxe a tona esta temática.

Francisco postou uma situação vivenciada por ele em sua rede social.

Segundo o enfermeiro, que trabalha em Campo Belo, mas mora em Candeias (MG), a discriminação foi vivenciada em dois estabelecimentos comerciais da sua cidade. Ele precisou de reparo em seu veículo e foi negado. “Senti o preconceito na pele! O mecânico disse que até tinha o material, porém, para mim, teria que ser na próxima semana”, descreveu o enfermeiro, que também trabalha no hospital de Candeias e sempre atendeu a população com muito profissionalismo e respeito.

Diante desta situação, “Zezé” (como é conhecido) resolver fazer o reparo em seu veículo em Campo Belo.

A postagem de Francisco teve centenas de curtidas e mensagens de apoio. Como escreveu Wnilda Ribeiro. Além de repudiar o preconceito, a moradora disse exaltou à dedicação do enfermeiro em sua atuação. “Infelizmente Zezé as pessoas de Candeias estão mostrando as caras, minhas portas estão abertas pra você e sua família. Vem tomar um café com a gente quando quiser, tenho um carinho especial por todos vocês, principalmente por você que nos acolhe tão bem quando chegamos no hospital passando mal. Você, com sua sabedoria, nos tranquiliza, uma pessoa de um coração enorme … Grande abraço estamos esperando vocês pro café”, postou a moradora.
As mensagens continuaram. A melhor coisa Zezé e você entregar pra Deus! Este seu trabalho e muito lindo, a nossa família é grata por você – que não mede esforço pra ajudar o próximo, assim como foi com a nossa filha. Peço a Deus pra todos vocês que estão na linha de frente com fé em Deus tudo isso vai passar”, escreveu Zetinho.

Relato postado em rede social

“Pois bem, a gente acha que não vai acontecer conosco, hoje procurei dois estabelecimentos comerciais (não citarei) pra fazer obter um serviço em meu carro e a resposta qual foi? – Uai companheiro ter o material até tenho mais pra vc não vai dar pra fazer não, só se for lá pro fim da semana que vem. Porque semana que vem? A cidade é pequena, já temos casos de Covid19, eu sou Enfermeiro – linha de frente. Meu carro pode estar contaminado né? Entendi como preconceito. Agora não faço mais nenhum serviço em Candeias, se assim sou tratado prefiro levar meu dinheiro pra Campo Belo, pois lá também trabalho na UTI, todos me conhecem e não tem preconceito comigo.
Desculpa o desabafo, só pra gente ver a mentalidade ignorante de alguns comerciantes”, consta o relato do enfermeiro em sua página pessoal.

Infectologista

De acordo com médicos infectologistas, se o profissional de saúde tomar os cuidados para evitar a contaminação, o medo torna-se exagerado.
“O profissional de saúde tem um risco maior de ficar doente, por se expor com os pacientes. Então assim muita gente acha que, com isso, ele vai ser um vetor do vírus pra população, mas o recado é: se proteja. Se você se proteger fazendo essas medidas básicas, o profissional de saúde é igual a uma pessoa normal”.

Prevenção
Entre os cuidados básicos é necessários lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar máscaras quando precisar sair de casa e manter a distância mínima de dois metros das outras pessoas.

Dicas de prevenção. Arte: G1

Equilíbrio emocional

Os profissionais de saúde, que já são afetados por jornadas exaustivas, pelos riscos naturais da infecção e pelas condições adversas de trabalho a que são submetidos diariamente.
A população cabe se prevenir e dar apoio aos profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento a COVID-19. Eles estão colocando às suas vidas em risco para cuidar da saúde dos infectados.

Informe Publicitário

Dê um rumo à sua carreira, invista em você!
Já conferiu nossos cursos de Pós Graduação?!

👉Isenção de matrícula até 31/05
👉20% de desconto nas mensalidades pra você e mais uma indicação se matricularem (oferta Polo Campo Belo)

Contato Whats 👉 35 99220 7123 Instagram 👉 https://instagram.com/uniscampobelo?igshid=1acsqwam37nuy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!