Campo Belo: Queimada danifica parte da mata da serrinha

O fogo se alastrou rapidamente e queimou uma parte da mata da Serrinha no inicio da noite desta segunda-feira (30/07), em Campo Belo (MG). O caminhão pipa do DEMAE foi acionado, mas os funcionários tiveram dificuldades de chegar ao local para eliminar o foco e controlar as chamas. Moradores do local relataram ao diariocampobelo.com.br que sempre são surpreendidos com estas queimadas. Uma residência que faz fundos com a mata onde o fogo se alastrou, mora um militar reformado do corpo de Bombeiros, mas ele não estava em casa. Até às 20h51 o fogo ainda não havia sido controlado.

O tempo seco aliado as queimadas prejudicam principalmente crianças e idosos.

As consequências das queimadas no Brasil

Praticada principalmente no setor agrícola, as queimadas destroem o meio ambiente, prejudicam várias espécies de animais e são uma grande ameaça para a natureza.

Fonte: Inpe

Conhecido por ser o país com o maior número de florestas e sistemas fluviais em um território rico em recursos naturais, o Brasil é considerado por muitos cientistas como a nação do futuro. Mas nem todas as estatísticas são satisfatórias, as queimadas, por exemplo, são ameaças frequentes para a sua população, a fauna e a flora.

As queimadas no Brasil são provocadas, principalmente, pelo setor agrícola, na limpeza de terreno, cultivo de plantações ou formação de pastos. As cinzas deixadas pelas queimadas deixam o solo mais produtivo, porém esta situação não é permanente, após a incidência do fogo o solo volta ao estado normal e fica mais suscetível a erosões e pragas, por isso, as queimadas não possuem nenhum benefício para natureza.

Embora a ação do homem seja a causa principal das queimadas, elas também acontecem por meio de descargas elétricas e reflexão de vidros. O grande problema desta prática é que o fogo alastra-se com grande velocidade e quando perto de florestas podem destruir rapidamente quilômetros de áreas verdes que se tornam improdutivas e este é apenas um dos prejuízos que as queimadas causam ao meio ambiente.

Conheça as principais consequências das queimadas no Brasil:

• Aumento da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global;
• Destruição de habitats naturais;
• Erosão no solo;
• Aumento do buraco na camada de ozônio;
• Perda da absorção do solo, aumentando os índices de inundações;
• Poluição de nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas;
• Extinção de espécies (fauna e flora);
• Destruição de infraestruturas.

Com o clima frio, com pouca umidade no ar e seco, são frequentes as queimadas urbanas provocadas por pessoas alheias aos perigos, talvez pela desinformação aos prejuízos que a fumaça representa à saúde e ao meio ambiente e aos riscos que o fogo dentro das cidades representam para a segurança de toda a comunidade, mantêm o mau hábito de aproveitar o período de estiagem para limpar terrenos e eliminar o lixo acumulado no fundo de casa, nas calçadas e até mesmo em praças.

Os malefícios que a fumaça das queimadas proporciona à saúde humana são inúmeros, e vão de problemas nas vias respiratórias à mucosa ocular. As pessoas mais afetadas por estas enfermidades são crianças, idosos e as que já apresentam antecedentes de quadros de rinite, asma ou bronquite.

Ranking

Um o ar seco predominando e as temperaturas subindo ao longo das tardes temos a combinação perfeita para o aumento no número de queimadas. E isso já começa a refletir em números e estatísticas, afinal segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) o Brasil está em primeiro lugar no ranking de queimadas da América do Sul.

Fonte: g1.globo.com/natureza/noticia/brasil-tem-mes-com-maior-numero-de-queimadas-da-historia.ghtml

Confiram no vídeo o registro feito pelo diariocampobelo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!