

A Cemig desenvolveu um sistema inovador que utiliza satélites para monitorar focos de calor em até 1,5 km de distância das linhas de distribuição e transmissão de energia. A medida tem como objetivo reduzir o tempo de interrupção ou até mesmo evitar desligamentos causados por queimadas que afetam a rede elétrica. Com essa ferramenta, o tempo de resposta da empresa a essas ocorrências diminui consideravelmente, permitindo ações preventivas para manter o fornecimento de energia para mais de 9 milhões de clientes.
O sistema cruza dados dos satélites com as coordenadas georreferenciadas das linhas de alta tensão da Cemig, possibilitando que os alertas sejam enviados ao Centro de Operações da Distribuição (COD) e ao Centro de Operações do Sistema (COS). Com isso, as equipes de campo podem ser mobilizadas com até quatro horas de antecedência para regiões que correm risco de ser afetadas, otimizando o tempo de resposta e garantindo o restabelecimento rápido da energia quando necessário.

O sistema recebe informações de satélites orbitais que detectam focos de calor através de sensores térmicos. Quando um foco é identificado próximo a uma linha de transmissão, o COD recebe um alerta e imediatamente aciona as equipes para inspecionar o local. Caso uma queimada seja detectada, os técnicos podem realizar manutenções preventivas ou, se necessário, transferir os clientes para outro circuito, evitando interrupções de energia.
De acordo com Arthur Chaves, meteorologista da Cemig, o sistema também é utilizado para emitir boletins meteorológicos em tempo real, o que permite à Cemig preparar-se para condições climáticas adversas. Felipe Mendonça Ildefonso, engenheiro do COD, ressalta que o sistema não apenas agiliza a detecção de queimadas, mas também permite que a equipe chegue ao local rapidamente e tome medidas preventivas.

No final de agosto, um alerta do sistema Geopat informou sobre queimadas que atingiram torres da Linha de Distribuição Alfenas 1 – Areado 2, no Sul de Minas, comprometendo o fornecimento de energia para mais de 18 mil clientes. Graças ao alerta, as equipes de campo chegaram ao local rapidamente, minimizaram os danos e conseguiram restabelecer parte do serviço utilizando geradores móveis.
Essa agilidade não só evitou interrupções maiores, mas também reduziu o tempo necessário para substituir as torres danificadas, mostrando a eficácia do novo sistema de monitoramento e a importância de seu uso para minimizar os impactos das queimadas.
Esta matéria foi adaptada de Assessoria Cemig.
Publicado por Diário Campo Belo
19 de setembro de 2024, 11:07
Foto: Assessoria Cemig
