As delícias da culinária mineira estão conquistando o paladar de turistas e atletas nas Paralimpíadas de Paris 2024. Pratos como tropeiro, galinhada e os famosos queijos mineiros são servidos no Minas Bar, montado pelo Governo de Minas Gerais em parceria com o projeto Fartura Comidas do Brasil, na Casa Brasil Paralímpico, localizada na cidade de Saint-Ouen, a 40 minutos da capital francesa. A ação, que promove a gastronomia e a cultura mineira, seguirá até o encerramento dos Jogos, no próximo domingo, 8 de setembro.
O Minas Bar é comandado pelo chef Henrique Gilberto, que também realiza aulas de culinária para brasileiros, estrangeiros e franceses. Entre os pratos preparados, estão receitas tradicionais como tropeiro, baião de dois e canjiquinha com costelinha. A expectativa é que o espaço receba cerca de 10 mil visitantes durante os jogos.
Minas Gerais não se destaca apenas na culinária. Com 23 paratletas representando o Estado, Minas conta com a segunda maior delegação brasileira nas Paralimpíadas de 2024. Além disso, iniciativas como os programas Bolsa-atleta e Bolsa-técnico reforçam o apoio do Estado ao esporte e contribuem para o sucesso dos competidores mineiros no cenário internacional.
Durante os Jogos Olímpicos de Paris, o Minas Bar também foi um grande sucesso. Localizado na Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil, o espaço atraiu mais de 15 mil visitantes, que se deliciaram com o melhor da cozinha mineira, reforçando o papel do Estado na promoção da cultura e atração de turistas.
Esta matéria foi adaptada da Agência Minas Gerais.
Publicado por Diário Campo Belo
04/09/2024 – 16:16
Foto: Secult-MG / Divulgação