

Cerca de 600 animais foram castrados em Lavras (MG) nesta semana (dias 03 e 04 de junho). A ação é uma iniciativa da SELT (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e da Prefeitura de lavrense visando o bem estar animal. A iniciativa disponibilizou uma Unidade móvel veterinária para a realização dos procedimentos. A prefeita Jussara Menicucci e o Secretário de Meio Ambiente de Lavras, Adriano Garcia, acompanharam os trabalhos. Os animais receberão também um chip para que possam ser identificados posteriormente.

Para Jussara, o bem estar animal é uma das causas do governo de Lavras. “Hoje chegou o dia da castração de cães e gatos na Selt. A SMA contratou a unidade móvel para realizar os procedimentos, em torno de 250 animais por dia serão castrados (dois dias de ação),” garantiu a prefeita de Lavras.

Conforme o Secretário, Adriano Garcia, existe no município duas clínicas credenciadas em Lavras para realizar as castrações. “Já foram realizados em torno 350 procedimentos. Nesta ação com o castra móvel serão 500 a 600 animais beneficiados. Oferecemos ainda medicação e roupas pós operatório. Todo animal recebeu um microchip que fará parte do banco de dados “Conheça seu amigo”. Os tutores inscritos no programa não terão custos”, garantiu o Secretário.
As ações da pasta de bem estar animal em Lavras vai além do castra móvel. Segundo a pasta, existe ainda a campanha de castração direta (clínicas credenciadas). “Somado a isso , estamos conversando com o parque São Francisco para um trabalho conjunto, atuar na instituição e integrá-los junto a pasta de bem estar animal”, disse outro integrante da Secretaria de Meio Ambiente.
Fonte e vídeo: Prefeitura de Lavras.
