

A proposta do vice-presidente da Câmara de Campo Belo foi aprovada pelo Plenário.
Preocupado com a causa animal, o vereador Luciano Azara Resende de Alvarenga (PP) elaborou uma indicação (aprovada pelo plenário da Câmara de Campo Belo) propondo a construção de um Parque Municipal para cães (ParCão), áreas públicas voltadas para a recreação de cães.
Segundo o parlamentar, a presente solicitação tem por finalidade adequar um espaço cercado destinado para soltura de cães, estabelecendo melhor conforto e segurança para os animais de estimação e seus donos. “Tal modelo já é realidade em várias cidades do Brasil, pois da mesma forma que os seres humanos precisam se socializar, manter contato com outras pessoas, não é diferente com os animais”, justificou ele.
De acordo com Luciano, o propósito do ParCão é que os espaços sejam destinados apenas aos cães, com o intuito dos animais poderem andar, correr e brincar sem coleiras e sem os seus guias, com o único objetivo de se socializarem com outros cachorros, além de colaborar para saúde do animal. “Será um local de lazer e convivência dos animais e de seus tutores, trazendo mais segurança para os cães, donos e as demais pessoas que se sentem desconfortáveis com os animais soltos nas áreas de lazer da cidade”, defendeu.
Espaço

Se houve interesse do executivo, os animais terão um espaço dedicados a eles. (Foto: Janine Moraes/PCM)
Para o vereador, o espaço irá agregar qualidade de vida para os cães, principalmente para aqueles que vivem em um espaço pequeno como em apartamentos, desta forma, tendo um gasto maior de energia possibilitando a prática de exercício físico, deixando o animal mais relaxado e menos estressado. “Para isso, contudo, é necessário regramentos. Os cães deverão estar identificados, vermifugados e com a vacinação e controle de pulgas e carrapatos em dia. A presença de animais considerados “antissociais” se dará mediante equipamentos de segurança, como focinheiras.
Os benefícios de passear com um cão, em locais adequados e exclusivos para recreação desses animais, vão além da saúde: na prática, os cães promovem a integração e a interação entre as pessoas, tornando-as mais sociáveis”, finalizou o legislador – que na oportunidade marcou autoridades das esferas estaduais e federais para ajudarem na causa.
@fredcostadep @noraldinojr @camilapachecosbrandao.
Realidade em contagem
ParCão: Contagem inaugura primeiro parque para cães no Novo Eldorado
Os doguinhos que amam correr e brincar já têm um novo espaço para se exercitarem. É o chamado ParCão: uma área gramada com obstáculos e brinquedos diversos, além de bebedouros e bancos para os tutores assistirem a bagunça. O parque foi inaugurado no sábado (17) na praça Paulo Pinheiro Chagas, no bairro Novo Eldorado.
São 400 metros de lazer para os cães e cadelas com grade de 1,5 m de altura para evitar que os animais possam se dispersar sem o comando do dono. E este não será o único ParCão. Na inauguração do espaço, a prefeita Marília Campos (PT) se comprometeu que mais parques para cães serão instalados em outras regiões de Contagem. “O que desejamos é que estas praças e espaços públicos sejam ocupados pelas pessoas”, disse.
A área da praça também ganhou um “Jardim de Chuva”, com vegetação especial de pedras, britas e areia na parte abaixo da terra para que as águas de chuvas passem pelo solo evitando alagamentos.
Fonte: O TEMPO
