

Uma ex-servidora da Prefeitura de Santana do Jacaré, lotada na Secretaria Municipal de Saúde, alega ter sofrido perseguição após denunciar um fato ocorrido com um paciente na unidade onde a mesma trabalhava. Maria Aparecida atuava no setor de serviços gerais e disse que não aprovou a conduta da enfermeira e da técnica com relação ao acompanhamento do paciente Nilson Feliciano Rezende, ocorrido em 19 de agosto. Segundo Maria, ele foi atendido na UBS 2 e a médica havia prescrito três frascos de soro e caso não tivesse melhora, o mesmo seria encaminhado para UPA de Campo Belo (MG). No entanto, conforme requerimento assinado pela filha do paciente e protocolado por Maria, a enfermeira e a técnica teriam questionado a conduta da médica e se negado a aplicar o terceiro frasco. Depois de discussão via telefone com a doutora (protagonizado pela enfermeira), de acordo com o protocolo apresentado à prefeitura, a médica chegou à unidade e impediu a saída do paciente sem o procedimento completo. Dias depois do ocorrido a faxineira foi exonerada.
Por telefone a Secretária de Saúde, Flavianni Aparecida Leocádio Ferreira, respondeu que a dispensa da funcionária não teve relação com a denúncia protocolada na prefeitura com relação a conduta da enfermeira e técnica. A ex-servidora têm problemas pessoais com a equipe de saúde há um bom tempo, conforme relato da SMS. Além disso, a rejeição de outros secretários em tê-la em seu quadro de servidores foi unânime. Fato que culminou com a dispensa da mesma.
Entenda o caso
Conforme Maria Aparecida, teve uma palestra pela manhã no dia do fato (19/08) agendado pela Secretaria Municipal de saúde. O evento ocasionou a divisão da equipe que compõe a unidade. No período matutino o assunto foi destinado aos agentes e serviços gerais. No intervalo da reunião, a nora de Maria enviou-lhe uma mensagem solicitando atendimento médico ao pai dela, Nilson Feliciano, que trabalha como coveiro na cidade há 43 anos. O paciente foi atendido e levado ao Posto de Saúde onde Maria trabalhava. A médica prescreveu três frascos de soro. Por volta das 12 horas, a então funcionária (Maria) voltou as atividades. “Quando eu cheguei para trabalhar ele (Nilson) estava no segundo frasco de soro. Como o paciente estava medicado, a médica foi para a palestra e prescreveu as recomendações. Ela disse para terminar a medicação e colocar o 3º frasco e a glicose deveria ser aferida novamente. Se não houvesse melhora, ele seria encaminhado para UPA. Naquele momento a técnica questionou quem ficaria responsável pelo paciente. A médica então respondeu que a prioridade era o Nilson. Terminou o segundo frasco e a equipe retirou o acesso. A enfermeira questionou a conduta da médica e começou a discutir com a mesma via telefone. Ele (Nilson) ficou nervoso e eu resolvi leva-lo para casa (a pedido dele próprio). Nesse intervalo a médica saiu da palestra, chegou na unidade e impediu a saída dele e assumiu o caso”, relatou.
Na terça-feira, posterior ao acontecimento, a então servidora denunciou o caso à prefeitura. “Fui na secretaria e disse que desde o início das atividades da doutora a equipe a ignorava. Tudo isso foi relatado à Secretaria de Saúde também. No dia 28, um funcionário foi a minha casa e entregou-me a carta de demissão. Em Santana acontece muitas coisas erradas e isso tem que parar. Ninguém procura a UBS aleatoriamente, vai porque precisa. Em Santana só fazem as coisas em troca de benefícios”, disse Maria Aparecida.
Ela ainda relembrou que no dia 19 de agosto mandou áudio para o assessor do prefeito relatando a situação. Depois disso marcaram uma reunião para o dia 22. “Eu não esperei terminar e protocolei o oficio da filha do paciente na prefeitura, contendo todas as informações ocorridas naquele dia, a falta de respeito com o paciente e a médica. No dia do protocolo a advogada queria se negar a receber o ofício. As funcionárias do PSF não respeitam a médica da unidade”, afirmou.
O outro lado
A produção do DCB entrou em contato com a SMS de Santana do Jacaré, através da assessoria de imprensa da prefeitura daquela cidade. A Secretária Flavianni Aparecida Leocádio Ferreira informou que diante da situação de conflito, tentaram alocar a servidora em outras áreas. “Porém, a colocação dela em outro setor não foi admitida pelos secretários das demais pastas. Com essa rejeição, tivemos que exonera-la. Não houve negligência ao paciente”, afirmou a Secretária.
Requerimento da filha do Senhor Nilson

Exoneração da servidora

Imagem Capa: Prefeitura Santana Jacaré
PUBLICIDADES

Laboratório HSL: Há 10 anos se destacando no setor de asnálises clínicas. Conceito de qualidade certificado pelo PNCQ

Para facilitar o seu dia a dia, o Sicoob Tag é aceito em todos os pedágios do Brasil e rede credenciada de estacionamentos.
Basta identificar a sinalização TAGGY nas cancelas de pedágios e estacionamentos.
Peça o seu e aproveite.

Pastelaria do Nilsinho: R. Benjamin Constant
9-9941-1332

Faça o seu Plano PaxMinasPrev e comece a desfrutar das vantagens: descontos em consultas e exames e empréstimos de materiais ortopédicos. Contato: (9-9978-7558)

Qual é boa da quarta-feira véspera de feriado? Por aqui temos Torresmo de rolo e muitas variedades de tira-gostos. Sem planos por aí? Chama a gente e bora fazer uma resenha ?. Empório Cantinho Mineiro. ??? ??? ????? ??, ?°?, ???? ?, ??????. (Próximo a Lotérica).
?(35) 99976 6545
?(35) 99893 3213

O seu carro merece o melhor combustível sempre! Que os Postos Pretrofiltros trabalham com produtos de qualidade todos os consumidores sabem. Toda essa responsabilidade foi comprovada pela fiscalização realizada pelo Ministério Público, na semana passada, por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor nos postos de Campo Belo (MG). Um deles foi da Petrofiltros, rede Petrobras. Foram feitas aferições de quantidade e qualidade dos combustíveis, mediante a realização de testes químicos.

PRECISOU DE ÁGUA? DISQUE GÁS: 3831-1000

Peça seu orçamento, é rapidinho!
Quem olha de perto se impressiona com a quantidade de sujeirinhas e manchas que saem dos estofados durante a higienização da Limpar!
Quem olha de perto se impressiona com a quantidade de sujeirinhas e manchas que saem dos estofados durante a higienização da Limpar!

Cantina Kero Mais: 99877-1751

Na TOMOSID você encontra mais segurança na realização do seu exame de tomografia. Nosso maior objetivo é cuidar de sua saúde da melhor maneira possível.
“Diagnóstico por Imagem é a nossa especialidade. Tratar bem as pessoas, nossa vocação!”
⚜ Diretor Médico Técnico Dr. Frederico Cambraia
Titulo de Especialista em Radiologia e Diagnostico por Imagem
⚜ CRMMG34752 RQE10424

Bronzeamento Natural: Castelo da Beleza: 9-9171-5763

1 Comment
Ouve negligência sim, meu pai foi o paciente, graças a isso o quadro dele se complicou,ele está internado a 17 dias, ninguém foi ate a casa dele pra ver se ele tava bem,ou se precisava de alguma coisa, a falta de respeito la e demais,e ele nao foi o primeiro a presenciar isso!!