O ano dos Vereadores. Membros do Poder Legislativo falam sobre os desafios e os pontos positivos em 2021

Por: Athos Oliveira

Um ano de desafios com relação a pandemia, e de muitos projetos com alguns sendo aprovados. Uma rotina que incluiu idas a vários lugares, para exercerem a função que é própria do poder legislativo, da fiscalização, pensando no melhor para a cidade. Sendo assim, vereadores do município falaram sobre como foi o ano de 2021, estando alguns a frente em seu primeiro ano, e outros depois de muito tempo, falando dos seus desafios e também de pontos positivos.

Adilson (Tuca Andrade)

Foto: Athos Oliveira

Os desafios, são cada dia e cada hora que passa, muito por causa da pandemia, e foi um grande trabalho que nós fizemos no nosso município juntamente, do prefeito Alisson e a câmara municipal. Hoje graças a Deus, estamos vacinando, preparando a população, com mais segurança, e estamos ai nos desafios do dia-a-dia. O que fica de mais positivo é o alerta da administração juntamente com a câmara municipal, e toda a sua assessoria do prefeito, tentando travar a pandemia aqui na nossa cidade.

Alessandra Neves

Foto: Athos Oliveira

A gente sempre vai encontrar pontos positivos e negativos, pois talvez imaginávamos facilidade sobre algum projeto, mas quando a gente tenta executá-lo entra a parte burocrática. Isso encontrei como um ponto negativo no meu primeiro ano de mandato, a burocracia para realizar o que a população anseia, apesar que não é só um problema especifico da cidade, mas de sistemas que regem todo o nosso país, então a dificuldade é de executar alguns projetos que venham beneficiar o povo, que é desde um terreno para ser limpo quanto uma construção para ser feita. Por  mais simples que seja, tem a parte interna, do executivo, tem as licitações que precisam ser feitas, as este é o ponto negativo que a gente tem que aprender a conviver com eles. O ponto positivo foi estar a frente e representando o povo, sentindo a necessidade do povo. Eu tenho certeza que vai ter pessoas que vão nos avaliar e falar. Ela nos representou e muito bem a população enquanto outros vão nos questionar, dizendo ela não está. Isso é uma articularidade de cada um, mas eu vejo como ponto positivo esta representatividade quanto a nossa câmara, quanto ao Executivo e todas as áreas. Todas as questões que chegam para a vereadora Alessandra, eu tento passar adiante e lutar para que essas reivindicações sejam concretizadas, e temos aí algo já concretizado e vamos ter em 2022 muito mais, pois nós estamos trablahndo junto com o Executivo, alinhados. Conseguimos questões de pavimentação, muitas coisas na área da saúde, e então estamos caminhando e 2022 será melhor ainda.

 

 

 

Bruna Lorraine (Biro-Biro)

foto: Athos Oliveira

 

Nós que chegamos agora e somos novos na política, já conseguimos mostrar um trabalho diferenciado, e é importante a cobertura da mídia, pois tem sempre aqueles que são desinteressados na política. Porém, isso muda quando mostramos o resultado e exercemos uma política transparente. As pessoas começam a perceber assim a importância que tem o político, e começa a cobrar e isso é muito bom pra gente. Tenho gostado muito da forma como as coisas vem acontecendo, e esperamos continuar trabalhando junto com a população em 2022, e Campo Belo com essas mudanças na câmara, teve uma melhora positiva.  Com relação aos desafios, acredito que tudo a gente tem um pouco mais de dificuldade, mas tudo que é conversado é resolvido, e graças a Deus, eu não encontrei dificuldade, nem em lidar com as pessoas da secretaria e nem com a prefeitura.

Beto Santana

foto: Athos Oliveira

 

 

o primeiro ano, estamos engatinhando ainda, mas graças a Deus, o inicio foi meio difícil, e eu não conhecia como funcionava ainda a casa, mas aos poucos vamos conhecendo, e trabalhamos muito para a população, com vários projetos, vários requerimentos, várias indicações e nós estamos aqui para atender a população , e a população pode ter certeza que toda vez que o vereador Beto Santana deita a cabeça no travesseiro, deita com a cabeça tranquila de dever cumprido, de ter feito o certo. Acertamos e erramos, mas tudo com o intuito de fazer o bem da para a cidade de Campo Belo e agora para 2022 já sabemos de todo o calo que aperta em nossas mãos, nós temos certeza que vai fluir ainda muito mais o nosso trabalho.

Carlos Alberto (Tchuca)

Foto: Athos Oliveira

Foi um ano, que se Deus quiser será o último ano atípico, e tivemos aí a diminuição gradativa do numero de infectados pela Covid e esperamos que os trabalhos daqui pra frente possam ser mais efetivos. Foi um ano bom e os vereadores trabalharam bastante, de uma forma diferente. Foram vários projetos que foram atuantes, sendo desde a aquisição de absorventes para as mulheres carentes, até a ajuda na infraestrutura e um olhar consciente pras necessidades do município. A partir do ano que vem a atuação vai ser maior e melhor. O  mais positivo foi a ação do Executivo, e a preocupação com a saúde das pessoas, por o Dr Alisson e o vice Adalberto tiveram um olhar carinhoso com a saúde, além do Secretário da Saúde, dr. José Assumpção.

Clésio Reis

Foto: Athos Oliveira

 

Este ano tivemos um ano atípico devido a pandemia, e infelizmente tivemos alguns projetos que tiveram que ser adiados devido a pandemia, e compromissos meus, como estar visitando algumas associações de bairros e demais povoados e zona rural. Porém foi bom para que eu pudesse me inteirar de como funciona tudo dentro do Executivo, de cada secretaria, levando todas as demandas e na medida do possível, o prefeito faz tudo o que está ao seu alcance e conseguiu da sua melhor maneira atender a população. Nunca conseguiremos agradar a todo mundo e por isso alguns dizem que não fez ou que não faz, mas esse ano não se deve levar muito em consideração e nem o ano de 2020, por causa da pandemia. Mas graças a Deus, agora o serviço no município está estabilizado, os projetos estão saindo e fico muito feliz pelo projeto que foi votado a respeito do Fundeb. Quero dizer que estou a disposição de todos e o que estiver ao meu alcance, podem contar comigo. O que de mais positivo aconteceu foi a união do legislativo com o Executivo pra cuidar da nossa cidade durante a pandemia.

 

Elisson Casarino (Barão)

Foto: Athos Oliveira

 

Primeiramente preciso agradecer a Deus a oportunidade de estar a frente, da Câmara Legislativa, e por estar representando a população. A maior dificuldade foi o enfrentamento da Covid, porém temos que agradecer a Deus por cada momento, pois apesar do país estar vivendo um momento difícil, creio que nos próximos tudo irá se normalizar. A gente vê muita esperança, aidna mais sabendo da honestidade de nosso prefeito e vice-prefeito, e nós como legisladores, estamos lado a lado do Poder Executivo, e a gente só tem a agradecer por cada momento bom vivido em nossa cidade, como as obras que estão acontecendo, Campo Belo sendo movimentado, o esporte começando a ficar em evidência novamente. Alguns projetos foram permitidos, outros não porque a demanda é muita, então só temos a agradecer muito ao  Executivo, pois nos 3 anos que falta do nosso mandato, vamos ver ainda muita coisa acontecer.

Gustavo Protásio

Foto: Athos Oliveira

Avalio o primeiro ano, muito proveitoso, pois nós iniciamos o ano dobrando o número de mortes por Covid-19 na cidade, pois várias reuniões foram canceladas e outras aconteceram de forma remota, e tudo foi um desafio para a nova leva de vereadores, que se elegeram no ano passado, por isso conseguimos depois de passar por inúmeros desafios, dchegar aqui hoje de cabeça erguida, com aquela sensação de dever cumprido, por conseguir revisar mais de 50% do meu caso, do que eu propus durante a campanha, e tenho mais três anos pra concluir os outrso 50%.  O que aconteceu de mais positivo, neste primeiro ano de mandato, foram os projetos que ue consegui aprovar aqui na Camara, foram mais de três projetos de lei que eu consegui implementar aqui na câmara, e que foram aprovados,relacionados a saúde e infra-estrutura, educação, a não violencia contra a mulher e também a causa animal

 

Joao Eduardo Freire

foto concedida por João Eduardo Freire

 

Foi uma experiência incrível e desafiadora, diferente, mas que com o tempo da pandemia pudemos superar todos eles, eu posso falar do meu trablaho como presidente da Comissão de Legislação e Justiça, onde nós emitimos, onde pudemos trabalhar analisando toda a legalidade, constitucionalidade, técnica legislativa e regimental dentro destes projetos que tramitaram pela camara municipal. Neste trabalho de Comissão de Legislação e Justiça, foi muito importante para verificar se os projetos estavam de acordo com a vontade da população e se de fato satisfaziam os seus interesses, a qual nós somos responsáveis por representar. Eu acredito que a Camara tenha feito um trabalho diferenciado e todos os vereadores tem trabalhado muito e acredito que o ano que vem será melhor ainda. por termos mais bagagem e experiência. Entre as maiores dificuldades está lidar com o numero de mortes e fechar comércio, e todas as situações difíceis com os donos de bares, que se sentiram prejudicados.

 

Luciano Alvarenga

foto passada por Luciano Alvarenga

Graças a Deus consegui fechar o ano com muitas emendas parlamentares. Teve aprovação de projetos importantes, como prioridade em atendimento de paciente com câncer, carteira de identidade do autista, absorvente gratuito para adolescentes e jovens até 18 anos. Também teve o dia da empregada doméstica, da prevenção hídrica, e o sete de agosto que entrou para o calendário como dia da mobilização pelo fim da da Violencia contra a Mulher. Fizemos várias reuniões e uma audiência publica sobre a BR-354.  Trabalhei como vice-presidente da Câmara e autor da lei.

Maruzan

Foto: Athos Oliveira

Foi um ano muito bom, muito satisfatório, apesar da pandemia que nós enfrentamos e assombrou todo o Brasil e o mundo, Campo Belo sai na frente de muitas e muitas outras cidades . Esperamos que no ano que vem venha muita coisa boa e hoje a saúde em campo Belo é nota 10, nota 1000.  Hoje estamos criando um centro proativo em Campo Belo, sendo verbas de vários deputados e vamos instalar ressonância magnética agora também no ano de 2022. Então graças a Deus, fico feliz e estou feliz de fazer parte deste legislativo, aqui em Campo Belo, onde acontecem as coisas boas. Onde a Prefeitura não está pagando funcionários, Campo Belo  está asfaltando zona rural, tendo também transporte gratuito em Campo Belo, internet gratuita, fila da saúde zero e as cirurgias eletivas serão todas encerradas até o fim do ano. 2022 está vindo a todo vapor pra fazer a gente vir firme neste trabalho de  legislativo e Executivo e quem ganha é o povo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Robson Massote

Foto: Athos Oliveira

Neste ano, os desafios foram muitos, mas o mais importante foi o legislativo trabalhar em sintonia com o Executivo, pois o Executivo só enviou projetos que beneficiam a população e o bem estar coletivo. Essa casa de leis foi parceira do poder executivo. Posso assim dizer eu nós vencemos todos os nossos desafios, todas as barreiras existentes. O que  fica de mais positivo é este rateio do fundeb que estamos conseguindo, considero isso um fato muito positivo

 

 

 

 

Thalles Camilo

foto concedida por Thales Camilo

No começo tivemos algumas dificuldades, mas destaco como principal a questão da abertura dos comércios, resolvendo também o problema dos músicos que viviam apenas da área, tentando resolver com o Executivo. As questões esportivas, com relação as academias, conseguindo se tornar essenciais. Fiz uma parceria com o professor Wendel, só nestes doze primeiros meses de mandato, ele já mandou 50000 reais pra Escola Estadual Padre Alberto Fuger (polivalente)  e também para a Escola Estadual Professor José Monteiro. Além disso, foi investido 500000 para a cultura, para fazer um teatro municipal onde vai ser o Conego Ulisses, e nessa parceria quem ganhou foi os Campobelenses.  Conversei com o prefeito sobre duas estradas que precisavam ser asfaltadas a rua Salomão Candido perto do ABC e também a rua Panamá, no Ouro Verde 2. Além disso, fiz um pedido também um maior numero de placas de ruas para melhor identificação das ruas de Campo Belo. Fiz também emendas parlamentares, como de uma ambulância no valor de 180000 reais, pois saúde sempre falta alguma coisa, mas a ambulância é necessária. Já consegui junto com o “Solidariedade” mais de 1500000 de reais em recursos para a cidade, juntamente com o deputado Wendel.  Conseguiu também um tomógrafo para a cidade, junto com o deputado Wendel. Contando todos os recursos já conseguimos mais de 3 milhoes somente nestes 12 meses de mandatos. Acredito que estamos no caminho certo, estamos batalhando. Erros acontecem, a gente não vai conseguir agradar todo mundo, mas quero salientar, que esta Camara vem forte, e vem pra trabalhar pelo povo.

Wilson Pimenta

Foto: Athos Oliveira

“Foi um ano atípico, mas mesmo assim, mas mesmo assim o legislativo trabalhou lado a lado com o prefeito, e junto com o Judiciário também pois é uma parceria entre os três poderes. A Camara teve uma grande renovação e vários projetos foram aprovados sendo estes de interesse do prefeito, e interesse da população de Campo Belo, e assim a união Legislativo e Executivo. Acho que a Camara Municipal está no caminho certo. Se todos nós tivermos o mesmo pensamento, o mesmo objetivo e trabalhar pra Campo Belo, durante o nosso mandato iremos trazer êxito pra Campo Belo. A maior cobrança, foi trocar 10 vereadores, acho que a população está certa em cobrar mudanças, mas temos que trabalhar em grupo, pois só assim resolveremos os problemas da cidade, precisamos de união e harmonia para que as coisas aconteçam.

O vereador Mark Rodarte preferiu não falar ao Diário Campo Belo

marmitaria da tia Selma
Lion Henrique
phs
Tudec
Sacolão do Oswaldo
Casa do Pecuarista
Ebenezer
Vó Chinha
papelaria marzius

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!