Volume útil da Represa de Furnas é o menor de 2021 e o pior para um mês de setembro desde o ‘apagão’, há 20 anos

Volume útil da Represa de Furnas é o menor de 2021 e o pior para um mês de setembro desde o ‘apagão’, há 20 anos — Foto: Reprodução/EPTV

O volume atual da Represa de Furnas está abaixo de 15%. Além de ser o menor volume útil registrado até o momento neste ano, este é o menor índice registrado para um mês de setembro nos últimos 20 anos.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), no dia 25 de setembro de 2021, o volume útil da represa era de 14,48%. Ainda de acordo com os dados da ONS, montante atual do reservatório é de 754,1 metros, ou seja, está abaixo da cota mínima de 762 metros.

Esse volume só não é menor do que o que foi registrado em setembro de 2001, quando o Brasil passou por um racionamento de energia. Naquele ano, durante o mês de setembro, o volume útil da represa chegou a 12,98%. O menor índice daquele ano.

Em agosto deste ano, o volume era de 18,31%, o menor volume útil para um mês de agosto nos últimos 20 anos.

Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o nível da represa Mascarenhas de Moraes também está baixo. O volume útil da represa é de 14,79%. Segundo a ONS, o montante atual do reservatório é de 58,9 metros. A cota mínima é de 663 metros para a Represa Mascarenhas, mais conhecida como Lago do Peixoto.

Represa de Furnas

A Represa de Furnas abastece a hidrelétrica de mesmo nome, que está localizada em São José da Barra (MG), responsável por 70% do fornecimento de energia no país.

Segundo a Eletrobrás Furnas, a represa é responsável por regular 12 barragens. O lago banha 34 municípios do Sul e Centro-Oeste de Minas Gerais.

No dia 14 de setembro, o presidente de Furnas Centrais Elétricas, Clóvis Torres, pediu desculpas aos moradores do Sul de Minas pela seca que atinge os municípios banhados pelo Reservatório de Furnas e anunciou medidas para tentar amenizar danos.

Entre as medidas anunciadas pelo presidente da empresa está a construção de diques em alguns municípios, a revitalização de nascentes, a reabertura do escritório da empresa em Minas Gerais e a renovação das balsas que fazem o transporte de moradores de cidades banhadas pelo lago.

Reprodução: EPTV/Sul de Minas

Já pensou em surpreender alguém de uma forma inesperada e criativa?
Sabe quando você quer presentear alguém e não sabe o que dar?
O Empório Cantinho Mineiro tem a solução para você com nossos platters ❤️, ficam lindos e nossos clientes recomendam.
Faça sua encomenda!
Temos diversos tamanhos.
📱(35) 998933213
Delivery 🛵
ALTO DAS MERCÊS. PROMOÇÃO SOMENTE PELO APLICATIVO
💥 Sai logo do tédio Vem para o Don Espaguetti
💥 Temos uma variedade de massas e jantar no nosso cardápio
Além dos petiscos para você curtir a noite 😌
📲 991265624
🏠Juca Escrivão 330- próximo a delegacia civil.
Para facilitar seu pedido, clique no link: https://menu.ifood.com.br/361777d6-93ad-41fd-8b6d-7700b1485c87
Faça o seu Plano PaxMinasPrev e comece a desfrutar das vantagens: descontos em consultas e exames e empréstimos de materiais ortopédicos. Contato: (9-9978-7558)

PRECISOU DE ÁGUA? DISQUE GÁS: 3831-1000
Faça um Orçamento

Premiada como empreendedora mineira, em evento realizado na Capital Mineira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!