

Ficha técnica da Pfizer recomenda doses da vacina a cada 21 dias para maximizar sua eficácia. — Foto: Getty Images via BBC
Oitenta e dois municípios do Sul de Minas aderiram ao consórcio de municípios lançado pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas da Covid-19. O prazo para as prefeituras que tiveram intenção de participar do consórcio acabou sexta-feira (5). Mais 38 cidades da região aderiram à proposta no último dia. Até a quinta-feira (4), tinham sido 44 adesões. Campo Belo está entre elas.
A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras.
Consórcio de municípios para compra de vacinas contra Covid-19 tem adesão de 1.703 prefeituras; veja próximos passos
A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.
Antes do Governo Federal iniciar o Programa Nacional de Imunização em janeiro, municípios do Sul de Minas como Alfenas, Borda da Mata, Pratápolis, Guaxupé e Guaranésia chegaram a divulgam que haviam fechado com o Instituto Butantan um protocolo de intenções para compra de doses da vacina Coronavac.
Como vai funcionar o consórcio:
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas.
O prazo para manifestação de interesse termina na sexta-feira (5);
Não há nenhum custo ao município para a adesão ao consórcio;
Os custos para a formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP;
Os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas Câmaras municipais que autorizam a adesão ao consórcio público;
Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas.
Recursos
De acordo com o presidente da FNP, a primeira opção do consórcio é a utilização de recursos do governo federal para compra de vacinas, mas transferências de recursos por organismos internacionais, participação da iniciativa privada ou mesmo a compra via cota dos municípios serão discutidas.
Confira abaixo os municípios do Sul de Minas que aderiram ao consórcio conforme a lista final divulgada nesta sexta-feira:
Alfenas
Andradas
Baependi
Bom Repouso
Borda da Mata
Botelhos
Bueno Brandão
Cachoeira de Minas
Caldas
Camanducaia
Cambuí
Campanha
Campo Belo
Campo do Meio
Careaçu
Carvalhópolis
Cássia
Caxambu
Conceição das Pedras
Conceição dos Ouros
Congonhal
Coqueiral
Cordislândia
Córrego do bom Jesus
Cristais
Cristina
Delfinópolis
Estiva
Extrema
Gonçalves
Heliodora
Ibiraci
Ibitiúra de Minas
Ijaci
Inconfidentes
Ingaí
Ipuiúna
Itamogi
Itamonte
Itapeva
Lambari
Lavras
Machado
Maria da Fé
Marmelópolis
Monsenhor Paulo
Monte Sião
Munhoz
Natércia
Nepomuceno
Ouro Fino
Paraguaçu
Paraisópolis
Passa-Vinte
Passos
Pedralva
Perdões
Piranguçu
Poço Fundo
Pouso Alegre
Pouso Alto
Pratápolis
Santa Rita de Caldas
Santa Rita de Caldas
Santa Rita do Sapucaí
São Gonçalo do Sapucaí
São João da Mata
São Lourenço
São Sebastião da Bela Vista
São Sebastião do Paraíso
São Sebastião do Rio Verde
São Tomé das Letras
São Vicente de Minas
Sapucaí-mirim
Senador Amaral
Senador José Bento
Silvianópolis
Soledade de Minas
Tocos do Moji
Turvolândia
Varginha
Wenceslau Braz
Reprodução: EPTV Sul de Minas
