Campo Belo: Vacinação de idosos na faixa dos 70 ainda não está disponibilizada, segundo SMS

Segundo a Secretaria, a vacinação está na faixa dos 88 anos. (Foto Ilustrativa/ Fernando Protasio)

A produção do DCB tem sido procurada por moradores da cidade pontuando muitas dúvidas sobre a faixa etária de idosos que estão na lista para serem imunizados contra a Covid-19 no município. Em busca de respostas, o site entrou em contato com a enfermeira responsável, Percilia Aparecida Santana Faria. Segundo ela, os idosos têm recebido a vacina, de acordo com a faixa etária a que pertencem. A vacinação iniciou-se com idosos de 90 anos ou mais. O sistema é decrescente, conforme descreveu Percilia.
Com relação ao questionamento da filha de uma moradora do Arnaldos, ela tem 70 anos e não foi imunizada, a enfermeira disse que a Secretaria ainda não chegou a faixa etária da moradora. “Normal, não chegou à idade dela até o momento. Vamos abrindo os grupos, de acordo com a quantidade de vacina disponibilizada. Não conseguimos atingir ainda a faixa acima de 80 anos”, explicou Percilia.
Conforme a enfermeira, só foram vacinados os idosos acima 60 e 75, que estão institucionalizados (casa de repouso e Vila Vicentina). ”Eles, nós temos que priorizar na primeira remessa. O risco de idosos nesta situação é preocupante, pois, caso haja uma contaminação, podemos ter óbito em massa”, pontuou a responsável pelo setor.

A filha da moradora do Arnaldos estava preocupada, considerado que a mãe está na linha prioritária para receber o imunizante. “Minha mãe tem 70 anos e a prefeitura não fala nada da vacina, sequer em calendário. Precisamos, não só eu que tenho minha mãe com essa idade, mas tantos outros que também esperam por essa vacina. Na minha opinião, teria que ter uma data certa pra gente ficar por dentro do assunto”, questionou a moradora.

Com a resposta, Lidiane ficou aliviada. “Obrigada ao DCB por nos atualizar sobre a questão de saúde pública! Se não fosse você não teríamos uma resposta. Agora sim, vamos aguardar com mais tranquilidade”, finalizou a moradora de Campo Belo.

Com a resposta, a filha ficou aliviada.
Segundo publicação da assessoria de comunicação da Prefeitura, foram vacinadas até a data de 19 de fevereiro, 1786 pessoas em Campo Belo.
Sendo essas:
1175 profissionais de saúde
183 idosos institucionalizados
209 idosos de 90 anos ou mais
219 de 89 e 88 anos
______________________
Total de 1786 pessoas vacinadas

O esporão do calcâneo é resultado do crescimento anormal de um pequeno segmento do osso do calcanhar, que se forma na parte de baixo ou na região posterior desse osso, próximo à inserção do tendão de Aquiles. Essa projeção óssea anômala é causada por microtraumatismos que ocorrem por encurtamento da fáscia plantar ou dos tendões, uma vez que essas estruturas passam a exercer tração excessiva e permanente sobre o periósteo (membrana resistente que recobre a face externa dos ossos) do calcanhar, por longos períodos.
Com frequência, o esporão do calcâneo é um problema ortopédico assintomático. Em geral, o portador não apresenta sinais externos de inflamação (inchaço, vermelhidão e calor).
Quando os sintomas se manifestam, a principal queixa costuma ser dor forte na região do calcanhar, que alivia com repouso e intensifica sob esforço. É comum que surja depois de um período de descanso, assim que a pessoa se levanta e apoia o peso do corpo sobre o pé afetado ou, então, depois de ficar em pé, imóvel, por muito tempo, ou após realizar atividades físicas intensas. Nessas situações, a dor chega a ser tão forte que a pessoa não consegue ficar em pé e caminhar.
O esporão do calcâneo pode, ainda, estar associado à dor aguda e penetrante como a de uma facada, quando o centro do calcanhar é pressionado. Importante registrar que, nesses casos, o esporão não é a causa da dor nos pés. Ela é provocada pela inflamação crônica que se instalou nos tecidos ao redor da lesão óssea.
TRATAMENTOS:
Toda atividade esportiva deve começar por exercícios para alongar e aquecer a musculatura, mesmo que eles não sejam de grande impacto;
A prática dos exercícios deve ser interrompida ao primeiro sinal de dor no calcanhar;
A escolha do calçado que melhor se adapta ao tipo de exercício praticado deve ser uma preocupação não só dos atletas de alta performance, como a de todas as pessoas que praticam exercícios de baixo impacto no dia a dia;
O controle do peso corpóreo evita que o excesso de carga recaia sobre os calcanhares;
#farmáciamanipulação #saúde #beleza #bemestar #ortopédicos #suplementos #fitoterápicos #manipulação #medicamentos #confiança #esporãodecalcânea

Um comentário em “Campo Belo: Vacinação de idosos na faixa dos 70 ainda não está disponibilizada, segundo SMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!