Sul de Minas entra em rota rodoviária do aeroporto internacional de BH no fim de 2020

Sul de Minas faz parte de projeto de rotas rodovárias do aeroporto internacional de Belo Horizonte. — Foto: Divulgação BH Airport

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte lançou um projeto para conectar portos e aeroportos do Sudeste do país com importadores de Minas Gerais, com todo processo passando pelo aeroporto. O Sul de Minas fará parte da rota. Com isso, as indústrias e comércios devem ter mais agilidade e redução de custos durante a importação.

A rota para o Sul de Minas tem um raio de 120 quilômetros a partir de Pouso Alegre (MG), englobando cidades importantes do ponto de vista comercial como Varginha, Extrema e Santa Rita do Sapucaí. A expectativa é de que seja lançada ainda neste ano.

De acordo com Rafael de Melo Laranjeira, gestor executivo de soluções logísticas, a iniciativa engloba seis rotas no total. “São três rotas de conexão com as principais zonas primárias, os principais portos e aeroportos do sudeste brasileiro. E outras três são de conexão com os importadores de Minas Gerais, como no caso da região Sul”.

Segundo Rafael, o potencial econômico foi um fator importante para que a região fosse incluída no projeto. “O Sul de Minas é um grande polo fármaco e tecnológico, segmentos naturalmente importadores, que poderão ser amplamente beneficiados”.

O que colabora com a redução do valor são as rotas fracionadas, ou seja, um caminhão que leva a carga de vários clientes. Com isso, os valores são divididos e cada importador consegue economizar de forma significativa os custos rodoviários. Assim, o projeto ainda permite que importadores e empresas de menor porte também sejam beneficiados.

A logística criada por especialistas colabora com a agilidade de locomoção e entrega das transportadoras parceiras. Nos testes feitos até o momento, foi calculada uma economia de até 35% para importadores da região.

“Os importadores que tiverem a necessidade de nacionalizar a sua carga no estado, agora vão poder contar com uma opção mais econômica. Importar as cargas pelos aeroportos de São Paulo e fazer as transferências para os portos secos do Sul de Minas possui um custo aeroportuário 84% maior do que quando é transportado de um aeroporto para outro aeroporto”, explicou o gerente.

Não é possível precisar se a redução de custos durante o transporte deve impactar no valor do produto para o consumidor final, já que este fator depende de algumas variáveis. Contudo, a expectativa de alguns segmentos é positiva, esperando que os benefícios de custo e da agilidade se estendam para além do processo de importação.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte terá rota rodoviária com o Sul de Minas — Foto: BH Airport/Divulgação

G1/EPTV Sul de Minas: estagiária sob supervisão de Fernanda Rodrigues

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