Campo Belo: Moradores reclamam de demora em atendimento nos casos suspeitos de Covid

O DCB tem recebido dezenas de reclamações com relação a atendimento nas UBS nos casos suspeitos e confirmados de Covid-19. No ultimo final de semana esta demanda se estendeu à UPA Unidade de Pronto Atendimento de Campo Belo. Uma moradora relatou ao DCB que houve demora em seu atendimento na Unidade básica a qual pertence, e se estendeu à UPA no fim de semana. Eugênia Lamounier ainda destacou que realizou uma tomografia que apontou a infecção pelo vírus; Ela também realizou um teste rápido (PCR) custeado por ela por ela própria. Eugênia deu entrada na unidade às 04h00 da madrugada de sábado (05/09).

Eugênia relatou ao DCB que estava com falta de ar, é do grupo de risco, havia ido à UBS e sem solução para o seu caso, procurou à UPA e depois de ser atendida decidiu pagar por um dos exames. “Levei um bom tempo para ser atendida. Os enfermeiros e técnicos estão se desdobrando, mas alguns médicos estão deixando a desejar no atendimento. Estou expondo a situação para ajudar outras pessoas. Não quero que elas passem pelo mesmo transtorno que eu. Tive coragem de me expor e quem não tem? É muito desumana esta demora. Iriam agir depois que eu morresse?”, pontuou a moradora.

UBS

As queixas da demora de atendimentos nas demandas de Covid em algumas Unidades Básicas de Saúde de Campo Belo são semelhantes a relatada por Eugênia no ultimo fim de semana.

Maria Amélia Felício, por exemplo, contou a produção do site que cinco pessoas da família testaram positivo, inclusive, dois graves e que estão em Unidade de Terapia Intensiva. A queixa de Maria refere-se à UBS da Vila Amauri. “Minha mãe teve contato com todos os membros da família que testaram positivo para Covid. Foi no PSF pediu pra falar com a enfermeira e eles a deixaram esperando, um fator agravante: ela carregava a minha sobrinha de 1 ano e 9 meses no colo. Depois ligou no posto novamente e pediu uma atenção. Como resposta, a orientaram a ligar na Policlínica pra pegar o kit Covid e esperar pra fazer o teste e ficou nisso”, revelou a moradora de Campo Belo.

A situação da Maria foi repassada à coordenação das UBSs. Depois disso, a família disse que o tratamento mudou. “Depois da reclamação feita ao DCB, a enfermeira da vila Amaury ligou pra minha mãe e deu super atenção. Mais depois que abriram uma reclamação”, conformou.
Para Márcia, que pertence à UBS do Bairro Arnaldos e também testopu positivo, o atendimento equipe foi excepcional. “Não tenho o que reclamar. Testei positivo para Covid e o médico, enfermeira, agente do meu PSF foram nota 10. Exemplar. Ligavam-me, fui monitorada o tempo todo”, comentou a moradora dos Arnaldos.

O casal citado na reportagem, que estavam na UTI, faleceu no fim de semana.

O outro lado

A produção do DCB procurou à coordenadora das UBSs, Renata Guimarães. A enfermeira checou a denúncia da moradora atendida na Vila Amauri. Segundo ela, a assistência nestes casos é um pouco demorada devido a sequência de paramentação e desparamentação da equipe para atender o paciente suspeito ou com Covid confirmados. Pode ter sido um dos motivos da demora no atendimento. Renata garantiu que toda a assistência será dada à paciente e as Unidades estão buscando sanar as deficiências à medida do possível. Já a direção médica da UPA argumentou que a demanda para a realização de tomografias no fim de semana foi alta. “Para subir para a Santa Casa houve sim uma demora”.

Ainda segundo a direção da clínica médica, a paciente foi atendida entre 20h30 e 21h00. Devido à demora para a realização da tomografia, a mesma foi embora, voltando ás 5 horas da manhã, segundo informações coletadas pelo DCB. “Ao checar o prontuário antigo não foi bem a situação relatada pela paciente (falta de médico na unidade). O médico solicitou o exame de imagem, ela perguntou sobre o tempo para realizá-lo, com a resposta resolver ir embora e retornou mais tarde. Médico tinha, mas ela não quis esperar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!