Hábitos saudáveis ajudam na prevenção de doenças como a Covid-19

“Vale lembrar que, além da alimentação saudável, é essencial dormir bem. Quanto melhor nós dormimos, menos estressados nós ficamos.. (Imagem: Ascom)

Manter uma alimentação adequada, sem deixar de lado a prática regular de atividades físicas, pode ser um desafio nesse período de quarentena. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) estimula a população a adotar hábitos saudáveis durante o isolamento social, visando não só a qualidade de vida como também o fortalecimento do sistema imunológico, algo essencial na prevenção de doenças, incluindo a Covid 19.

Pensando nisso, a Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol) lançou, no início da quarentena, o projeto Treine em Casa, com dicas de exercícios voltados para o público geral. De acordo com o Investigador e coordenador de Educação Física da Acadepol, Alexandre Ribeiro, as séries foram estruturadas com o intuito de melhorar o condicionamento cardio e fortalecer a musculatura, sendo necessário a realização dos treinos por, no mínimo, três vezes na semana. “Qualquer pessoa sem restrições médicas pode praticar essas atividades. Realizando conforme instruções, não resulta em nenhum risco à saúde e sim em benefícios”, orienta.

A alimentação saudável é outra aliada para o bem-estar físico e a prevenção de doenças. A nutricionista Andrelisa Rangel dá algumas dicas pensadas, sobretudo, para esse período de pandemia. No café da manhã, ela aconselha a ingestão de alimentos integrais, proteínas magras, iogurtes, sementes e frutas. Para o almoço e jantar, a melhor opção são os carboidratos integrais ou naturais, alimentos ricos em fibras, leguminosas, vegetais e carnes magras.

Andrelisa também faz outras recomendações: “Vale lembrar que, além da alimentação saudável, é essencial dormir bem. Quanto melhor nós dormimos, menos estressados nós ficamos. Tomar sol também é importantíssimo – nos horários adequados, de 15 a 20 minutos por dia, com braços e pernas expostos. E outra dica é garantir um bom funcionamento intestinal, isso porque 70% do sistema imunológico está ligado ao intestino”.

Fonte: PCMG- Ascom

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!