População denuncia que UBSs não têm funcionado em Campo Belo-MG
Há Unidades sem médicos há meses.
Uma das reclamações frequentes da população de Campo Belo (MG) está relacionada ao funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município. A cidade possui 16 Unidades e uma na Comunidade Rural dos Dias. Entretanto, segundo relatos, pelo menos em três delas: São Sebastião, Arnaldos, São Benedito e Vila São Jorge não há médico há meses.
Greicimar Lara disse que o problema é grave. “Há pessoas necessitando de atendimento. Alguns casos graves. Esta falha tem que ser solucionada. PSF não funciona em Campo Belo. Unidades tem de sobra, mas atendimento médico falta. O que adianta infraestrutura, se o mais importante é a avaliação do profissional?,” comentou a moradora dos Arnaldos.
Francisco Martins Filho foi um dos usuários do serviço que publicou em rede social o problema. Seguindo a sua queixa, Rachel Ferreira também reforçou que em alguns postos de saúde, o médico não aparece há quase dois meses. “Gente onde está o senhor prefeito, por que ta faltando médicos nos postos de Saúde de Campo Belo?,” questionou a moradora.
Segundo a SMS, a dificuldade é encontrar profissionais da área que queiram o serviço.
Funcionamento e Finalidade das UBS.
Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde o usuário recebe atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, estruturando e organizando a rede de urgência e emergência no país, para integrar a atenção às urgências, mas quem administra é o gestor municipal, ou seja, a Secretaria de Saúde que recebe deliberação do prefeito. A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.
A Atenção Básica à Saúde é desenvolvida pelas equipes de Atenção Básica (equipes de saúde da família eSF- e outras modalidades de equipes de atenção básica), pelos Núcleos de Apoio as equipes de Saúde da Família (NASF), pelas equipes dos Consultórios na Rua e as de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa). Todas realizam a atenção de uma população específica que está em um território definido. Assumem, portanto, a responsabilidade sanitária e o cuidado destas pessoas, e trabalham considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações.
A Atenção Básica deve ser o contato preferencial dos usuários com o Sistema Único de Saúde, uma vez que é a principal porta de entrada das redes de atenção à saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
Foto de Capa: Prefeitura de Campo Belo-MG
cadé o samu que iria implantar em campo belo mg