População denuncia que UBSs não têm funcionado em Campo Belo-MG

CAMPO BELO MG - CHRISTYAN DE LIMA

Há Unidades sem médicos há meses.

Uma das reclamações frequentes da população de Campo Belo (MG) está relacionada ao funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município. A cidade possui 16 Unidades e uma na Comunidade Rural dos Dias. Entretanto, segundo relatos, pelo menos em três delas: São Sebastião, Arnaldos, São Benedito e Vila São Jorge não há médico há meses.

Greicimar Lara disse que o problema é grave. “Há pessoas necessitando de atendimento. Alguns casos graves. Esta falha tem que ser solucionada. PSF não funciona em Campo Belo. Unidades tem de sobra, mas atendimento médico falta. O que adianta infraestrutura, se o mais importante é a avaliação do profissional?,” comentou a moradora dos Arnaldos.

Francisco Martins Filho foi um dos usuários do serviço que publicou em rede social o problema. Seguindo a sua queixa, Rachel Ferreira também reforçou que em alguns postos de saúde, o médico não aparece há quase dois meses. “Gente onde está o senhor prefeito, por que ta faltando médicos nos postos de Saúde de Campo Belo?,” questionou a moradora.

Segundo a SMS, a dificuldade é encontrar profissionais da área que queiram o serviço.

Funcionamento e Finalidade das UBS.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde o usuário recebe atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, estruturando e organizando a rede de urgência e emergência no país, para integrar a atenção às urgências, mas quem administra é o gestor municipal, ou seja, a Secretaria de Saúde que recebe deliberação do prefeito. A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

A Atenção Básica à Saúde é desenvolvida pelas equipes de Atenção Básica (equipes de saúde da família eSF- e outras modalidades de equipes de atenção básica), pelos Núcleos de Apoio as equipes de Saúde da Família (NASF), pelas equipes dos Consultórios na Rua e as de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa). Todas realizam a atenção de uma população específica que está em um território definido. Assumem, portanto, a responsabilidade sanitária e o cuidado destas pessoas, e trabalham considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações.

A Atenção Básica deve ser o contato preferencial dos usuários com o Sistema Único de Saúde, uma vez que é a principal porta de entrada das redes de atenção à saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

fts-1fts-2

 images11-02-2015-UBSs14

Foto de Capa: Prefeitura de Campo Belo-MG

Um comentário em “População denuncia que UBSs não têm funcionado em Campo Belo-MG

  • 8 de agosto de 2015 em 00:24
    Permalink

    cadé o samu que iria implantar em campo belo mg

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!