Celebração do Corpus Christi têm missas e procissões em Campo Belo-MG

         Fotos: Mauro Freire            11393205_494387840714344_1780532678195041668_n

Fiéis enfeitam ruas com tradicional tapete no caminho das procissões. No Arnaldos, eles acordaram cedo para a preparação.

Diariocampobelo.com

Nesta quinta-feira (4) a Igreja Católica comemora o Corpus Christi, dia em que é celebrado o sacramento da eucaristia. Em Campo Belo (MG) e região, diversas igrejas, paróquias, e santuários têm missas e procissões especiais em comemoração ao dia. Muitas delas ainda confeccionam os tradicionais tapetes por onde passam as procissões. No Altos das Mercês e Arnaldos, logo cedo (o dia ainda estava escuro) e religiosos enfrentaram o frio para enfeitar o caminho da procissão. A Rua  Padre Anchieta, os fieis fizeram um tapete lindo, uma verdadeira obra de arte. A caminhada vai passar na rua Arnaldos. No Centro os católicos começam a enfeitar às Praças Cônego Ulisses e Expedicionário à tarde.Tem programação em Cristais; Aguanil.

O que é Corpus Christi:

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

          11391495_494387670714361_7158373649162121102_n

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!