
Fonte: EPTV
O pequeno Gabriel Souza, 3 anos, possui a rara Síndrome de Chediak-Higash. Evento acontece no domingo (30) e inscrições vão até quinta-feira (27).
E você, já ajudou o guerreiro Gabriel? Aquela doce criança, que tem dado exemplos de persistência, coragem e bravura em Campo Belo (MG) lutando contra a Síndrome Chediak-Higash (cabelo dourado) há mais de um ano. Várias foram as lutas e Gabriel tem resistido bravamente, mesmo com sessões de quimioterapia. Após uma campanha para cadastro de doadores de medula, feita em março deste de 2016, agora é a vez de uma corrida arrecadar fundos para ajudar o menino. O guerreiro precisa de doações para fazer o transplante de medula compatível. A “1ª Corrida pela Vida – Todos Juntos pelo Gabriel” será no próximo domingo (30), às 9h00 em Varginha (MG). A renda das inscirções será revertida para ajudar a família, que está em São Paulo (Instituto da Criança). O transplante está agendado para dezembro. O pequeno é tão maravilhoso, que apareceram um, dois, três doadores compatíveis, surpreendendo a equipe médica.
A largada será no pátio externo do Batalhão da Polícia Militar, e o trajeto passa em frente a Unifenas, segue sentido Proluminas, vai até a porta da fazenda experimental e retorna, pelo mesmo caminho, até o batalhão, totalizando 5 km.
Para os três primeiros colocados masculinos e femininos e também nas categorias por idade, melhor Varginhense e Militar, haverá premiação em troféus. Além da corrida tradicional, as crianças com idades entre 2 e 15 anos poderão participar da Corrida Kids. A inscrição para as crianças deverá ser feita na hora e é gratuita.
A síndrome de Chediak-Higashi é uma alteração genética ainda sem causa definida, que afeta e enfraquece o sistema imunológico. Quando atacado por um vírus ou bactéria, reage contra o próprio organismo. A doença se caracteriza pelo albinismo parcial e por isso é conhecida também como síndrome do cabelo prateado.
Toda a verba adquirida na corrida será encaminhada para a família do Gabriel, que vive em Campo Belo (MG), para que ele consiga fazer a cirurgia de transplante de medula e salvar sua vida. O dinheiro será usado principalmente no pós-operatório, uma vez que seu tratamento é feito em São Paulo (SP).
A expectativa é que cerca de 200 atletas participem da corrida. O valor da inscrição é R$ 30 e pode ser feita até essa quinta-feira (27) pelo site Portal das Corridas.
Relembre o caso
Segundo a tia, Maria Ângela Cardoso, Gabriel passou na quinta-feira (03) bem, mas foi estressante na parte da tarde devido aos exames realizados. Ele foi diagnosticado com a síndrome de Chediak-Higashi (Cabelo Dourado). Menos de 200 pessoas no mundo foram identificadas com este distúrbio genético.
A síndrome de Chediak-Higashi é caracterizada por graus variados de albinismo oculocutâneo, infecções recorrentes, alterações de coagulação e envolvimento neurológico variado. O tratamento é o transplante de medula óssea, que corrige os defeitos imunológicos e hematológicos. Pacientes não tratados evoluem frequentemente a óbito por infecções bacterianas ou por desenvolverem a “fase acelerada” linfoproliferativa. Se acelerada, onde se agrava a situação e o paciente pode vir a desenvolver vários tipos de câncer agressivos.
Ele foi internado na sexta feira (28) no Instituto da Criança em São Paulo (SP). No sábado,Gabriel entrou na “fase acelerada”, e se tivesse demorado um dia para ir para SP ele não estaria aqui lutando bravamente pela vida.
De acordo com a tia, tem vários outros exames para fazer. Quanto ao transplante, ainda vai demorar, pois o tratamento é longo e muito delicado, por ser uma síndrome extremamente grave. “Gabriel está reagindo muito bem e bravamente. Contagiando a todos com seu jeito meigo e feliz de ser. Continuamos pedindo a doação de medula, pois no momento certo pode salvar a vida do Gabriel ou outra criança”, pediu.
Contribuição
Gabriel ficará em São Paulo por tempo indeterminado, e a família dele precisa de ajuda. Essa doação será para pagar uma pensão e alimentação para um acompanhante que irá essa semana para São Paulo (agora que ele foi transferido para a enfermaria do andar); As doações irão custear algumas despesas que o SUS não cobre.
Ela finalizou agradecendo: – Somos muito gratos a todos que estão abraçando a causa com o coração, uma multidão de todas classes sociais, raça, religião estão unidos em oração para o Gabriel, e muitos estão abraçando a causa e indo doar medula e estão ajudando de alguma forma. Deus abençoe e continuem com as orações, pois são elas que está mantendo o Gabriel forte -, finalizou.

1 Comment
Favor passar o nr da conta de errecadacao . Obrigada