

Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Água, que acontecem nos dias 21 e 22 de março, respectivamente, nesta quinta-feira, dia 21/03/2024, a Polícia Militar de Meio Ambiente de Campo Belo (MG) em parceria com a empresa Ecosust Soluções Ambientais Eireli, proporcionou uma manhã diferente aos alunos da Escola Municipal Erasto de Barros e do Centro Educacional Infantil Municipal (CEIM) Menino Jesus de Praga, ambos do município de Candeias (MG), o momento foi marcado pela transmissão de conhecimento e muita diversão.

Durante o evento, duzentos e dezenove alunos da Escola Erasto de Barros e quarenta e um alunos do CEIM de Candeias/MG receberam uma visita dos policiais militares ambientais. No período de três horas, os discentes participaram de diversas atividades, todas com viés educativo, sendo dada ênfase à preservação ambiental. A equipe policial ministrou palestras distintas em conformidade com a faixa etária dos alunos.

Para os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental foi informado as ações típicas de Polícia Militar do Meio Ambiente e dada ênfase em ações de preservação das florestas e da qualidade da água, para tanto os militares contaram com ajuda dos personagens (bonecos) da Turma da Mônica, o que atraiu a atenção de todos.

Já aos alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental foi explicado o conceito de flora e biomas, inclusive, características dos três biomas existentes em Minas Gerais (Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga). Tendo em vista, a comemoração do Dia Internacional das Florestas, os militares elencaram ações humanas que prejudicam a flora, tais como: desmate, destocas, incêndios florestais, entre outros, bem como esclareceram os impactos resultantes das intervenções florestais irregulares (erosões, assoreamento de curso d´água, morte de animais, etc). Por fim, foram apresentadas a eles alternativas/condutas que preservam o meio ambiente, especialmente, a flora.

Os alunos do pré-escolar do CEIM conheceram alguns exemplares de animais taxidermizados que fazem parte do acervo do 2º Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente sediado em Campo Belo/MG. Os animais também foram apresentados aos demais alunos, momento em que a curiosidade de todos foi aguçada, dada a beleza.
Na oportunidade, a diretora do educandário em questão, Lilian Carla Bonaccorsi Freire, agradeceu os militares pela oportunidade e atenção dada aos alunos, bem como externou que foi um dia de muito aprendizado e alegria para todos.

Informações à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: pmambientallavras@gmail.com.
Fonte e imagens: NCO 161ª CIA PM
