

Os desafios para vencer a doença de Chagas, um problema negligenciado. “Quantos somos e onde estamos! ”
Nayara, referência técnica no Trabalho de Controle da Doença, acredita que tenhas pelo menos 1.200 casos da doença, entretanto, há apenas 32 notificados na regional. (Foto: DCB)
Com objetivo de realizar uma abordagem conjunta das áreas relacionadas ao Programa de Chagas, o Grupo de Trabalho de Chagas (GT) da Macrorregião Oeste realizou neste mês de abril, reuniões presenciais com agentes de Campo e coordenadores de endemias dos 53 municípios da região. Na manhã desta terça-feira (19/04) o encontro ocorreu em Campo Belo (MG) e reuniu duas microrregiões de saúde. Municípios de Oliveira, Santo Antônio do Amparo, além de Campo Belo estiveram na palestra. O objetivo é discutir a atuação integrada. Papel do agente de Chagas, coordenador de Endemias, para fortalecer o programa. “Desde o encontro do barbeiro, a captura, a pesquisa, até a vigilância de casos. Fazer os rastreamentos sorológicos: exame de sangue, quando encontramos barbeiro que tenha critério para fazer buscativa, explicou Nayara Dornela Quintino, referência técnica do Grupo de Trabalho do programa de Chagas da Regional de Saúde de Divinópolis.
A técnica fez uma importante observação. A doença de Chagas é pouco registrada, ou seja, existe pouca suspeição da doença. “Inclusive, esse ano, a Organização Mundial da Saúde definiu no dia 14 de abril (Dia Mundial da Doença de Chagas) como morte: – quantos somos e onde estamos! ”, destacou Nayara.
Tamanha é a negligência da doença, segundo a técnica. “Não sabemos qual o cenário real destes doentes, tanto no Estado de Minas, América Latina como no mundo”, advertiu.
Na região consta um enorme sub-registro na regional de Divinópolis, que são 53 municípios (macrorregião de saúde oeste). “A expectativa é de aproximadamente 1.200 casos, no entanto, temos apenas 32 notificações nos últimos 3 anos,” alertou.
Neste processo é possível, conforme a técnica, acompanhar os pacientes doentes e também monitorar para que não haja transmissão vetorial. “Barbeiros contaminados que possam transmitir a doença para as pessoas”.
Monitoramento
Nayara explica como funciona monitoramento dos pacientes contaminados. “Se a sorologia apontou a doença, é preconizado que o paciente tenha minimamente uma consulta anual, que pode ser o médico da atenção primária. É avaliado se há uma progressão da doença; orientamos que seja feito pelo menos um eletro anual para avaliar se teve aparecimento de uma manifestação cardíaca ou evolução e avaliação de gastrointestinal caso o paciente tenha apresentado algum relato, sintoma compatível com alteração digestiva”.




Publicidades

No Empório Cantinho Mineiro você encontra as melhores Pimentas e Conservas. Venham conferir! RUA DOM PEDRO II – N°08 – LOJA 04 – CENTRO
35 9 9976 6545 / 35 9 9893 3213

Peça seu orçamento, é rapidinho!
Quem olha de perto se impressiona com a quantidade de sujeirinhas e manchas que saem dos estofados durante a higienização da Limpar!
Quando foi a última vez que higienizou seus estofados, tapetes?



Faça o seu Plano PaxMinasPrev e comece a desfrutar das vantagens: descontos em consultas e exames e empréstimos de materiais ortopédicos. Contato: (9-9978-7558)

Base Fortalecedora para recuperação de Unhas Fracas
Unhas fracas e quebradiças é um problema mais comum do que parece e pode ter várias causas diferentes, como clima seco, ar condicionado e até mesmo o uso excessivo de esmaltes.


O seu carro merece o melhor combustível sempre! Que os Postos Pretrofiltros trabalham com produtos de qualidade todos os consumidores sabem. Toda essa responsabilidade foi comprovada pela fiscalização realizada pelo Ministério Público, na semana passada, por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor nos postos de Campo Belo (MG). Um deles foi da Petrofiltros, rede Petrobras. Foram feitas aferições de quantidade e qualidade dos combustíveis, mediante a realização de testes químicos.

PRECISOU DE ÁGUA? DISQUE GÁS: 3831-1000

TOMOSIDA: “Diagnóstico por Imagem é a nossa especialidade. Tratar bem as pessoas, nossa vocação!”
⚜ Diretor Médico Técnico Dr. Frederico Cambraia
Titulo de Especialista em Radiologia e Diagnostico por Imagem
⚜ CRMMG34752 RQE10424
▫️Aqui reunimos a experiência e a tecnologia de alta resolução. Zelar pelas pessoas, valorizar e proteger a vida, nossa grande missão!

