Santana do Jacaré: Funcionários intoxicados em vazamento de amônia em abatedouro são trazidos pra UPA

Pelo menos 9 pessoas foram trazidas para a UPA de Campo Belo após um vazamento de amônia registrado no fim da manhã de segunda-feira (04/11) em uma empresa de aves em Santana do Jacaré (MG). Segundo apurado, preliminarmente, por Leandro Cardosos (Ratinho) na empresa, à princípio não houve feridos e sim, intoxicados. Uma mulher foi levada ao P.A. da Santa Casa de Campo Belo. Ela tem 42 anos, e apresentava leve dificuldade respiratória. A equipe do Samu interceptou um veículo que estava com 5 vítimas e prestou atendimento à essa vítima. Segundo a direção da empresa,  houve um incidente com o reservatório de amônia localizado ao lado de fora das dependências da empresa, o qual se rompeu, ocasionando vazamento do líquido. Aproximadamente dez pessoas inalaram do produto, recebendo os primeiros socorros na empresa até transferência para unidade de pronto atendimento. Todas as medidas de segurança e assistência aos funcionários foram tomadas por parte da empresa.

As vítimas que estão na UPA, segundo informações da Unidade já foram atendidas e não correm risco.

O Corpo de Bombeiros de Oliveira (MG) está atendendo a ocorrência. Eles ainda não precisaram o número de vítimas. A Polícia Militar também está no local dando suporte à ocorrência.

A cidade está com forte cheiro de amônia. A empresa responsável foi procurada mas, até a última atualização desta reportagem, não havia comentado o caso.

Nota do Samu 

A central de regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado às 12:27 desta segunda-feira (04), para atendimento de uma explosão de um tanque de amônia, em um abatedouro de aves, em Santana do Jacaré. Foram empenhadas as Unidades de Suporte Avançado de Campo Belo e Oliveira.

A USA de Oliveira chegou até o local e a equipe foi informada que 10 vítimas, sem gravidade, foram encaminhadas para Campo Belo por meios da empresa.

A equipe da USA de Campo Belo interceptou um veículo com cinco vítimas que estava a caminho de Campo Belo e fez o atendimento de uma mulher, de 42 anos. Estava consciente e com leve dificuldade respiratória. Ela foi encaminhada para a Santa Casa de Campo Belo. O carro seguiu com as outras quatro vítimas para a UPA.

As outras vítimas estavam com leve dificuldade respiratória e foram encaminhadas para a UPA.  A polícia militar estava no local da explosão e aguardava a chegada de uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Oliveira e da Polícia Ambiental.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Ao final da manhã desta segunda-feira, dia 04 de novembro, tivemos um incidente com o reservatório de amônia localizado ao lado de fora das dependências da empresa, o qual se rompeu, ocasionando vazamento do líquido. Aproximadamente dez pessoas inalaram do produto, recebendo os primeiros socorros na empresa até transferência para unidade de pronto atendimento.

As pessoas atingidas permanecem em observação na UPA e Santa Casa de Misericórdia de Campo Belo, com quadro de saúde estável. A empresa tomou todas as providências imediatas possíveis e cabíveis, trabalhando com toda a equipe técnica nas áreas de segurança e meio ambiente, juntamente com a presença do Corpo de bombeiros e Polícias Militar e Ambiental.

Cabe salientar que uma empresa especializada na manipulação deste produto já foi acionada e encontra-se no local para evitar qualquer possibilidade de dano ambiental, na remoção dos resíduos.

E ainda, salientamos também que a empresa se encontra em dia com todos os laudos técnicos obrigatórios das instalações e equipamentos. Salientamos a nossa preocupação com a total segurança de nossos colaboradores e nos colocamos à disposição para quaisquer necessidades acerca do ocorrido.

FRANGO SANTANA Santana do Jacaré Ind. e Com. de Carnes Ltda.

04 de novembro de 2.019

 

2 comentários em “Santana do Jacaré: Funcionários intoxicados em vazamento de amônia em abatedouro são trazidos pra UPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!