Campo Belo: Moradora encontra mosquito semelhante ao Aedes aegypti e se assusta

Mosquito encontrado na comunidade dos Dias. (Foto: leitora DCB)

Uma moradora da Comunidade dos Dias (município de Campo Belo) ficou preocupada ao localizar um mosquito (semelhante ao transmissor da dengue) na comunidade e enviou a foto ao DCB no sentido de pedir uma atenção da Vigilância Epidemiológica em relação ao registro feito por ela na terça-feira (29/10). A produção do site entrou em contato com a V.E. Segundo informações da coordenadora da Vigilância em Saúde, Percília Santana Faria Alvarenga, o índice de infestação do Aedes aegypti está controlado no município e comunidades, ou seja, um baixo nível e infestação. No entanto, ela iria solicitar ao setor que verificasse a situação.

A moradora mostrou a imagem ao site para alertar uma possível transmissão. “Ao me deparar com o mosquito fiquei com receio. Considerei importante tornar público o achado, pois serve de alerta,” comentou a leitora e moradora da Comunidade dos Dias.

Segundo Percília, o resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) atualizado, comprova que o município de Campo Belo encontra-se com baixo risco de infestação – 0,08. O recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%. 2% seria situação de risco. Resultado diferente do apontado pela pesquisa de amostragem.

Mas, Pecília insiste que a população pode e deve continuar nesta guerra contra o mosquito. O combate à dengue cabe a conscientização de cada morador.

Já o coordenador do programa Nacional de Combate à Dengue, Everton garantiu que na semana passada a equipe da epidemiologia fez um trabalho específico nos Dias e não houve constatação do mosquito.

Aedes
Mosquito encontrado na comunidade dos Dias. (Foto: leitora DCB)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!